Translate this blog

Pesquisar este blog

2.16.2017

PPG em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi lança livro sobre competitividade no turismo paulista

Obra que chaga às livrarias neste mês trata das relações de hospitalidade e hospitalidade entre os stakeholders do poder público na gestão do destino “Costa da Mata Atlântica”.

A ação governamental pode dinamizar o turismo regional. A partir dessa premissa, Aristides Faria Lopes dos Santos, aluno do Programa de Pós-graduação em Hospitalidade, desenvolveu um estudo de casos múltiplos sobre as relações de hospitalidade e hostilidade existentes entre o poder público e seus stakeholders no setor de viagens e turismo em nível local e regional.

Os municípios analisados foram Cubatão, Itanhaém e Santos, todos no litoral paulista. Um dos motivos que levaram o autor a trabalhar com estas cidades foi a “complementaridade” que cada uma representa no contexto do destino “Costa da Mata Atlântica” – denominação turística da Região Metropolitana da Baixada Santista.

Esta região administrativa é instituída, na forma da lei, pelos municípios de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.  Na fase de pesquisa de campo foram entrevistados Secretários de Turismo das três cidades citadas, além de atores atuantes no turismo local/regional indicados por estes.


O estudo revelou vícios persistentes na administração pública, falta de políticas públicas de fomento para o setor e inanição dos Conselhos Municipais de Turismo. Por outro lado, a pesquisa identificou relevantes oportunidades de negócios e amplo mercado de trabalho para profissionais e empreendedores especialistas no setor.

A obra é oriunda da dissertação de Mestrado em Hospitalidade defendida pelo autor em agosto de 2015 sob orientação da Professora Dra. Elizabeth Kyoko Wada, quem assina o prefácio do livro e coordena o PPG em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities).

..:: Sobre a obra ::..

Título: “Competitividade no setor de viagens e turismo: estudo de casos múltiplos
Editora: Scortecci
ISBN: 978-85-366-4968-9
Páginas: 164

..:: Sobre o autor ::..

Aristides Faria Lopes dos Santos é Mestre em Hospitalidade (2013-2015), doutorando pelo mesmo Programa e professor em regime de dedicação exclusiva do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Câmpus Cubatão).
Postar um comentário