Translate this blog

Pesquisar este blog

9.14.2016

Cinco décadas de música e dança de alta performance



Nomes consagrados como o pianista Almeida Prado já pertenceram ao corpo artístico da Escola Técnica de Música e Dança “Ivanildo Rebouças da Silva”. Aos 50 anos de muita atividade, é o único conservatório musical do litoral paulista reconhecido pelo MEC, a formar, gratuitamente, músicos e bailarinos.

Por: Morgana Monteiro

Clave de sol, dois por quatro, sustenido, pausa. O que soa estranho aos ouvidos dos leigos é parte da teoria musical mais básica para os alunos. Ao caminhar pelos corredores da Escola Técnica de Música e Dança de Cubatão (ETMD), sentimos que o prédio parece respirar melodias…

Uma harmonia diferente daquela estudada pelos jovens músicos pode ser sentida na atmosfera das salas de aula, do salão principal. Se cada nota musical tivesse uma cor, o ar dessa escola seria puro prisma.

“É incrível a vocação artística de Cubatão. E esta unidade, a única da região que forma técnicos em música, regência e balé clássico, referência nesse tipo de ensino, não poderia estar fincada em outro lugar senão aqui”, comenta o diretor da ETMD,

Reginaldo Alves do Nascimento, 36 anos, amante confesso da boa música, e que comanda a unidade há quatro anos, hoje com 800 alunos. As aulas, gratuitas, acontecem nos três períodos, nos níveis fundamental, básico e técnico.

A Cubatão artística por excelência, cheia de bons instrumentistas e regentes, foi o que despertou a criação dessa Escola em 1962. Na época, os cursos se limitavam a piano, violão, canto e história da música. Depois, vieram os cursos de balé clássico, regência, violão, saxofone e canto coral. Em 1988, o espaço passou a ser administrado pela Secretaria Municipal de Educação, agora com verba fixa e a obtenção de registro do Ministério da Educação, o MEC.

“Nossa missão é oferecer um ensino de qualidade. Os cursos preparam o jovem artista para que tenha condições de ingressar em grandes universidades do país e participar dos mais conceituados grupos artísticos”, diz o diretor da Escola Técnica.

Prova viva dessa afirmação é a cubatense Denise Rezende. Formada na ETMD em 1994, é bailarina da Companhia Nacional de Portugal há sete anos e está prestes a se formar em dança na Escola Superior de Lisboa.

Confira a matéria completa no portal da Revista Beach&Co.


Serviço

Escola Técnica de Música e Dança Ivanildo Rebouças da Silva
Av. Nações Unidas, 168. Vila Nova, Cubatão (SP)
Contato: (13) 3372-9236 | facebook.com/ETMDIRS
Postar um comentário