Translate this blog

Pesquisar este blog

4.21.2016

Seminário de Hospitalidade discute Turismo na região

Dirigido a empresários, profissionais e autoridades públicas, a 5ª edição do evento será realizada em Itanhaém, dia 2 de maio, e abordará Gestão Pública Municipal no setor.
  
Belas paisagens naturais e equipamentos que contam um pouco da história do País fazem com que as cidades da região atraiam turistas durante todo o ano. Mas a forma como este importante setor é gerido em cada uma delas pelo poder público municipal pode fazer a diferença e contribuir ainda mais com a economia local. Essa visão será abordada e discutida durante o V Seminário de Hospitalidade do Litoral Paulista (SEHLIPA). O evento, que é promovido pela RH em Hospitalidade e realizado de forma itinerante, anualmente, este ano será feito em Itanhaém, no dia 2 de maio.

O seminário ocorrerá nas dependências da Associação Comercial, Agrícola e Industrial de Itanhaém (ACAI). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do website do evento: www.sehlipa.com.

O evento é voltado para empresários, profissionais e autoridades públicas atuantes no setor de viagens e turismo no Estado de São Paulo. Em 2015, reuniu cerca de cem participantes, os quais discutiram tendências e propostas para o desenvolvimento do turismo regional no Litoral Paulista.

Segundo o promotor e idealizador do SEHLIPA, Aristides Faria, a escolha de Itanhaém para a realização do evento deu-se devido à importância da cidade para a economia regional, sobretudo para os negócios do setor de viagens e turismo.

Nesta 5ª edição, o tema central do seminário será Gestão Pública Municipal do Turismo. “Serão levados a debate assuntos como democratização, participação societal e o fortalecimento das bases, por meio, por exemplo, da efetividade dos Conselhos Municipais de Turismo”, explica Faria.

Palestrantes

O promotor e idealizador do projeto ministrará a palestra de aberturado seminário, com o tema Competitividade no setor de Viagens e Turismo. Durante sua apresentação, o palestrante mostrará os resultados de sua dissertação de mestrado e correntes estudos de doutoramento em Hospitalidade. Faria também apresentará aspectos que impactam a competitividade de destinos turísticos. O foco serão os municípios que compõem a Região Metropolitana da Baixada Santista e, em especial, a cidade de Itanhaém.

Vereador suplemente da Câmara de Santos, Victor Panchorra, Relações Públicas de formação e produtor musical e áudio visual, também fará palestra no SEHLIPA. Em sua apresentação, intitulada Tudo está a nosso favor, o palestrante abordará a “reversão da falta de foco, eficiência e eficácia na gestão pública setorial do turismo em objetivos, transformando a energia dispersa e a ineficiência gerencial em resultados expressivos”.

O turismólogo e mestre em Hospitalidade Alan Guizi ministrará palestra com o tema A prefeitura municipal e seu papel na hospitalidade e competitividade turística local: O caso de Curitiba (PR). Morador da capital paranaense, Guizi possui Especialização em Gestão Estratégica de Marketing e Vendas pela FECAP e tem ampla experiência no mercado de agenciamento de viagens e reservas hoteleiras. Atualmente, é empresário e docente em cursos de graduação e pós-graduação, além de pesquisador com foco em competitividade, marketing de serviços e hospitalidade em destinações turísticas.

Em sua apresentação, o turismólogo falará especialmente sobre o turismo, atividade por meio da qual, segundo ele, a população local é colocada em contato com indivíduos e grupos das mais diversas origens. “A boa qualidade da experiência oriunda do encontro entre visitante e anfitriões é de suma importância para a consolidação da vocação turística de um município”.

Já o especialista em Segurança Pública Sérgio França, presidente do Instituto IPECS de Segurança Pública Municipal, irá abordar o Plano Municipal de Segurança – Impactos Estratégicos na Economia Local com ênfase na cadeia produtiva do turismo. França apresentará uma síntese sobre os desafios e ações para uma nova política de segurança pública para os municípios. E para construção de uma política pautada em indicadores que permitam a avaliação do progresso na gestão local da segurança pública em âmbito municipal e seus impactos estratégicos na economia local, dentre eles a cadeia produtiva do turismo.

“Não há pretensão de trazer para o governo municipal a responsabilidade pela repressão à criminalidade, considerando que nem mesmo as tradicionais agências estaduais e federais têm conseguido os resultados que a sociedade espera”, afirma o especialista em Segurança Pública. “No entanto, é possível articular, liderar e integrar os esforços e os recursos que direta ou indiretamente afetam a segurança em nível local. Incluir essas demandas na agenda de políticas públicas da administração municipal é o grande desafio deste trabalho”.

O quinto palestrante da noite será o jornalista e turismólogo Diego Brígido, editor da Revista Nove Cidades. O tema de sua apresentação será Nove Cidades: A Baixada Santista muito além das belas praias.

A proposta do jornalista, que vem da experiência de anos de trabalho no setor de viagens e turismo, tem tudo a ver com o tema central do SEHLIPA este ano. Para Brígido, a Costa da Mata Atlântica, nome turístico da Baixada Santista, é uma região de imenso potencial turístico e cultural, que extravasa os limites da mata e do mar. “A região tem sido palco de eventos diversos e também tem recebido investimentos nas áreas da gastronomia, hospedagem e entretenimento, o que evidencia a sua vocação para o turismo”.

O jornalista destaca ainda que se trata de uma região metropolitana de dimensões pequenas, o que permite o rápido deslocamento entre as cidades. “E ainda assim, o turismo regional não é uma prática frequente entre os moradores”.



..:: Sobre o SEHLIPA ::..

O projeto do Seminário de Hospitalidade do Litoral Paulista foi criado e lançado em 2011. A primeira edição do evento foi realizada em Guarujá (2012), seguida por Praia Grande, São Paulo e Santos.

Conforme Faria, o público-alvo do projeto é composto por profissionais, empresários e autoridades públicas atuantes no setor de viagens e turismo. “O objetivo do SEHLIPA é criar espaço para relacionamento corporativo e gerar oportunidades de negócios”.

Informações: sehlipa.com | sehlipa.blogspot.com | facebook.com/sehlipa | twitter.com/sehlipa | instagram.com/sehlipa | app.vc/sehlipa 

Programação

17 às 18 horas: Recepção, credenciamento, abertura solene e palestra inaugural

Aristides Faria | Competitividade no setor de Viagens e Turismo

18 horas: Victor Panchorra | Tudo está a nosso favor!

18h30: Alan Guizi | A prefeitura municipal e seu papel na hospitalidade e competitividade turística local: O caso de Curitiba (PR)

19 horas: Sérgio França | Plano Municipal de Segurança: Impactos Estratégicos na Economia Local com ênfase na cadeia produtiva do turismo

19h30: Coffee break

20 horas: Diego Brígido | Nove Cidades: A Baixada Santista muito além das belas praias

20h30: Mauricio Campina | Análise do Potencial Turístico de Cubatão (SP)

21 horas: Encerramento
  
..:: Serviço ::..

V Seminário de Hospitalidade – Sehlipa 2016
Data: 2 de maio (segunda-feira)
Horário: 17 às 21 horas
Local: Associação Comercial de Itanhaém
Endereço: Avenida Presidente Vargas, 757, Centro
Inscrições: www.sehlipa.com

Fonte: Elo Assessoria de Comunicação (http://elocomunicacao.com/)
Postar um comentário