Translate this blog

Pesquisar este blog

4.17.2016

Município do Guarujá será case de sucesso apresentado na abertura do SEHLIPA

“Guarujá Host” (link), guia de meios de hospedagem, é um exemplo das ações empreendidas pelo poder público local em parceria com os mais diversos atores do setor de viagens e turismo.

A quinta edição do Seminário de Hospitalidade do Litoral Paulista (SEHLIPA) será realizada no município de Itanhaém (SP) no próximo dia 2 de maio, entre as 17h00 e 21h00, nas dependências da Associação Comercial, Agrícola e Industrial de Itanhaém (ACAI).

O tema central do V SEHLIPA será “Gestão Pública Municipal do Turismo”, quando serão levados a discussão assuntos como democratizaçãoparticipação societal e o fortalecimento das bases por meio, por exemplo, dos Conselhos Municipais de Turismo.

Durante o ato de abertura do evento o Diretor de Políticas de Turismo da Secretaria de Turismo da Prefeitura da Estância Balneária de GuarujáEmerson dos Santos Lopes, apresentará o tema “Turismo, o que temos a ver com isso? Envolvendo e integrando atores em prol do desenvolvimento regional”.

Conforme o palestrante, “despertar, envolver, organizar, integrar, animar, disciplinar e legislar são funções do poder público, mas a operação das atividades turísticas é atribuição da iniciativa privada. Para que o desenvolvimento do turismo ocorra de forma ordenada é necessário que o governo municipal esteja bem envolvido e engajado no processo, e que em sua estrutura municipal haja um órgão que seja o interlocutor entre o trade turístico e a prefeitura”.

Lopes afirma, ainda, que “O Conselho Municipal de Turismo deve debater os grandes assuntos de interesse local e encaminhar suas propostas aos poderes Legislativo e Executivo Municipal. O Fundo Municipal de Turismo tem a função de ser o a fonte de recursos para aplicação exclusiva no desenvolvimento da atividade turística e na implantação de projetos turísticos, deve ser fiscalizado e orientado pelo Conselho e também precisa atender as mesmas regras legais impostas a qualquer órgão da administração pública”.

“A integração com as cidades vizinhas da mesma região ou com características similares permite que o turista fique mais dias na cidade. O Plano Municipal de Turismo define a política de turismo e os rumos que o setor terá nos próximos anos”, conclui.

..:: Sobre o Palestrante ::..

É Diretor de Políticas de Turismo de Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Guarujá desde março do presente ano e foi Assessor de Turismo (2009-2011 e 2015-2016) da Administração local.

Representa atualmente ao município na Câmara de Turismo do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) e no Comitê de Secretários e Diretores de Turismo da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp).

Formado em Gestão em Terminais Portuários e MBA em Gestão Empresarial Estratégica pela Universidade Católica de Santos (Unisantos). É Técnico em Turismo pelo Colégio Adélia Camargo Correa Guarujá e especialista em Gestão de Políticas de Turismo e em Regionalização do Turismo com formação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

..:: Sobre o SEHLIPA ::..

O projeto do SEHLIPA foi criado e lançado no ano de 2011. A primeira edição do evento foi realizada no município do Guarujá (2012), o segundo Seminário aconteceu em Praia Grande (2013), a terceira edição do evento foi em São Paulo, em abril de 2014, e a quarta aconteceu em Santos (2015).

O público-alvo do projeto é composto por profissionais, empresários e autoridades públicas atuantes no setor de viagens e turismo. O objetivo do SEHLIPA é criar espaço para relacionamento corporativo e geração oportunidades de negócios.

Informações: sehlipa.com | sehlipa.blogspot.com | facebook.com/sehlipa | twitter.com/sehlipa | instagram.com/sehlipa | app.vc/sehlipa

..:: Serviço ::..

Seminário de Hospitalidade | Itanhaém 2016
Data: 2 de maio (segunda-feira)
Horário: 17h às 21h00
Local: Associação Comercial de Itanhaém (Av. Presidente Vargas, 757. Centro)
Inscrições: http://goo.gl/tjOlGj
Foto: Praia do Guaiuba, Guarujá (SP). (Por: Agenda Propositiva do Turismo | Baixada Santista)
Postar um comentário