..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

4.22.2016

A Tribuna promove debate "Região em Pauta" sobre o turismo regional (mensagem aos organizadores do evento)

Compartilho mensagem enviada à comissão organizadora do evento:

"Prezados Senhores,

Meu nome é Aristides Faria, sou Professor do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (Campus Cubatão).

Entre os painelistas do evento “Região em Pauta” sobre Turismo não há membros da Academia (ETECs, FATEC, etc.) então tomo a liberdade de sugerir convite ao Coordenador do referido curso, Prof. Dr. Thiago Rodrigues Schulze.

Entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas por docentes e discentes do IFSP Campus Cubatão no campo do turismo, cito o projeto de iniciação científica “Competitividade no setor de Viagens e Turismo: estudo de casos múltiplos no Litoral Paulista”, que consiste na indexação de índices sociais e econômicos, no estudo destes dados e na consequente emissão regular de boletins contendo análise do desempenho mercadológico do setor para todos os atores do turismo no Litoral Paulista.

Este projeto tem minha coordenação e, a fim de conferir ampla divulgação do trabalho e transparência ao processo de implementação, todos os relatórios, dados coletados e boletins emitidos serão disponibilizados no website www.observatoriodoturismo.com.

Outra importante ação liderada pelo Professor Thiago é o "Observatório de Turismo do Litoral Paulista" (TULIPA), Grupo de Pesquisa formado por docentes do mesmo Campus, que é certificado pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e encontra-se cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil.

Cito, também, a realização do Seminário de Hospitalidade do Litoral Paulista (www.sehlipa.com), evento anual e itinerante que passou pelo Guarujá (2012), Praia Grande (2013), São Paulo (2014) e Santos (2015), quando estiveram presentes o Secretário de Turismo da cidade de Santos, Sr. Luiz Dias Guimarães, o então Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Deputado Federal Roberto de Lucena, além da então Delegada Regional de Turismo para Santos, Região e Vale do Ribeira, Sra. Celina Linhares. A próxima edição será realizada em Itanhaém no próximo dia 2 de maio (segunda-feira).

O Seminário foi, inclusive, noticiado pelo Jornal A Tribuna (20/02/2015) sob o título “Seminário de Hospitalidade será em Santos e ganha divulgação internacional”. Antes, em 2013, a comissão organizadora do SEHLIPA investiu em anúncios no portal, no jornal impresso e na AT Revista.

Parabenizo pela importante ação em benefício do turismo regional!

Cordialmente,

Aristides Faria Lopes dos Santos
Curso Superior de Tecnologia em Turismo
IFSP Campus Cubatão"

Nenhum comentário: