..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

11.04.2015

Seminário Municipal de Turismo de Itanhaém reuniu profissionais e empresários do setor


Segunda edição do evento levou a debate tendências e propostas para o desenvolvimento do turismo local e regional e próximo SEMINTUR já foi lançado pela organização.

Empresários, estudantes e profissionais se reuniram em Itanhaém, litoral paulista, para discutir os rumos do setor para os próximos anos. A Associação Comercial de Itanhaém (ACAI) sediou a segunda edição do Seminário Municipal de Turismo, evento anual promovido pela AMA Ecoturismo.

As atividades aconteceram na noite de 22 de outubro, e as palestras foram extremamente construtivas e propositivas. Após a apresentação de abertura realizada pelo presidente da ACAI, Marcelo Zanirato (foto), ministraram apresentações no II SEMINTUR a Delegada Regional de Turismo para Santos e região, Sra. Celina Linhares e o Prof. Narciso Maurício, diretor da ETEC Adolpho Berezin.

Os demais palestrantes foram Marcus Ferreira representando a equipe autora do TCC “Propostas para o Desenvolvimento do Turismo de Itanhaém/SP”, Aristides Faria, sobre competitividade no setor de viagens e turismo e o Vereador Cesinha sobre a importância do Legislativo para o Turismo.

Ainda que o conteúdo do evento pudesse ter agregado amplo valor ao trabalho do poder público local registre-se a ausência do Sr. Milton Gordo, Secretário Municipal de Turismo (SECTUR), ou de representantes formalmente instituídos para compartilhar informações sobre o trabalho da Secretaria.

A ausência da SECTUR e do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), ainda que esperada, foi sentida pelos participantes e organizadores. O evento – de cunho técnico e científico – buscou reunir dados e informações atuais sobre o turismo local, material essencial ao bom trabalho do poder público.

A adesão do trade e de empresas associadas à ACAI foi o ponto alto do evento, que reuniu aproximadamente 80 participantes. Os resultados dos debates podem ser acessados por meio da fanpage do projeto (www.facebook.com/turismoreceptivo.hospedagem) ou mesmo via e-mail (amaecotur@gmail.com).

Entre as principais propostas para fomento ao setor é possível destacar as seguintes:
  • A SECTUR tem que ser forte e possuir gestão técnica e profissional;
  • Executar o Plano Diretor de Turismo ou diretrizes congêneres;
  • Investir em capacitação, formação e conscientização do trade e da comunidade;
  • Aderir a editais de turismo para captar recursos para o setor;
  • Estabelecer convênios com outros organismos de governo para atrair programas e projetos para o setor;
  • Elaborar e executar calendário de eventos realizados e apoiados pelo poder público;
  • Fomentar todas as modalidades e atividades turísticas existentes;
  • Investir recursos DADE para melhorar a qualidade da receptividade turística e expandir o território turístico;
  • Compor o Conselho Municipal de Turismo de profissionais do setor e torna-o deliberativo;
  • Fortalecer o trade turístico e divulgar a cidade para regiões que tradicionalmente emitem turistas para o litoral paulista;
  • Propostas solicitadas pelo trade que estão disponíveis na fanpage do projeto.
 ..:: Resumo do Trabalho ::..

..:: Fotos do II Semintur ::..

II SEMINTUR marcou o lançamento da quinta edição do Seminário de Hospitalidade do Litoral Paulista (SEHLIPA), evento anual e itinerante que acontecerá em Itanhaém no mês de abril de 2016. Mais informações sobre o SHELIPA podem ser obtidas por meio do website do projeto (www.sehlipa.com) e o blog (http://sehlipa.blogspot.com).

Nenhum comentário: