..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

8.28.2013

Brasil pediu informações ao Facebook

..:: Fonte: Valor Online


O Facebook divulgou ontem o primeiro relatório de solicitações feitas por governos de diferentes países para obter dados de usuários da rede social, que no mundo supera 1,15 bilhão de pessoas ao mês. De acordo com o relatório, no primeiro semestre deste ano, o governo brasileiro fez 715 solicitações pedindo dados de 857 usuários.

De acordo com o relatório, o Brasil foi o sexto país em número de pedidos feitos por órgãos de governo. O maior número de solicitações partiu do governo dos Estados Unidos, entre 11 mil e 12 mil, segundo o Facebook. Em seguida estão Reino Unido (1.975 solicitações), Alemanha (1.886), Itália (1.705) e França (1.547).

No caso brasileiro, do total de solicitações, 33% foram atendidas pelo Facebook em função de determinações judiciais expedidas. A rede social não divulgou o número total de pedidos atendidos até o momento.

Nos Estados Unidos, o percentual de solicitações atendidas por determinação judicial foi maior, atingindo 79% dos casos. O índice também foi mais alto no Reino Unido (68%), Itália (53%), França (39%) e Alemanha (37%).

De acordo com a rede social, os dados entregues ao governo podem incluir informações como o endereço do computador do usuário (protocolo de internet, ou IP), o nome e o registro de atividades. As solicitações geralmente estão relacionadas a investigações criminais, segundo o Facebook.

O Google também divulga relatórios sobre os pedidos de dados de usuários feitos por governos de todo o mundo. Em seu relatório mais recente, o Brasil foi o país com o maior número de pedidos feitos pelo governo junto à empresa, no total de 697 no segundo semestre do ano passado.

Nenhum comentário: