..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

11.19.2012

Brasileiros se preparam pouco para entrevistas de emprego

..:: Por: Adriana Fonseca | Valor Online


Profissionais britânicos e irlandeses são os que mais gastam tempo pesquisando sobre as empresas e as vagas para as quais estão se candidatando. Levantamento da consultoria Robert Walters com 2.500 profissionais ao redor do mundo mostrou que 74% dos irlandeses e 55% dos britânicos investem mais de duas horas na busca por informações a cada entrevista de emprego. Na média global, 38% relataram dispor desse tempo.

No Brasil, por outro lado, 40% afirmaram dedicar menos de 30 minutos para se informar mais sobre a vaga que almejam. Globalmente, 22% disseram que se preparam por apenas 30 minutos. Outros países têm números semelhantes aos do Brasil. Na Holanda, por exemplo, 44% também acham meia-hora suficiente e na Alemanha, 41%.

Entre os que dedicam mais de duas horas para pesquisar sobre a vaga - além de grande parte dos irlandeses e britânicos - também aparecem os chineses (50%), os profissionais de Hong Kong (42%), da Austrália (41%), dos Estados Unidos (41%) e da África do Sul (39%).

Ao divulgar o estudo, Chris Hickey, diretor geral de recrutamento da Robert Walters para o Reino Unido, disse que ele sempre recomenda aos executivos que pesquisem a companhia e a vaga para a qual estão se candidatando o máximo possível antes do encontro presencial com o recrutador. “Na entrevista, os empregadores procuram entrevistados que possam demonstrar um certo nível de entendimento da posição e das preocupações do negócio”, afirmou.

Durante a preparação, Hickey recomenda que os profissionais explorem o site da empresa para entender, com precisão, o que a companhia faz e seu recente desempenho. Segundo ele, também é uma boa ideia conversar com pessoas do setor para pegar dicas sobre a cultura organizacional do futuro empregador. Finalmente, recomenda ele, vale acompanhar a cobertura que a mídia tem feito da companhia, pois isso pode munir o candidato de informações sobre as atividades, estratégias e presença de mercado da empresa. “A habilidade de demonstrar conhecimento sobre todas essas facetas da empresa durante a entrevista pode ser um fator diferencial para os empregadores quando estão decidindo quem vai ficar com a vaga”, completa.

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A.

..:: Leia mais no Valor Online

..:: Participem de nossos diversos canais: FaceBookTwitter Linked InVia 6Hôtelier ClubSlideShareYou TubeMultiply e OverStream.

Nenhum comentário: