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10.24.2012

Facebook tem prejuízo de US$ 59 milhões no terceiro trimestre


Uma grande alta na provisão destinada a impostos sobre o resultado fez o Facebook registrar um prejuízo líquido de US$ 59 milhões durante o terceiro trimestre, ou US$ 0,02 negativos por ação, mostram os números revelados hoje pela companhia. No mesmo período do ano passado, a linha final do balanço ficou positiva em US$ 150 milhões.

Uma média de analistas consultados pela FactSet, que realiza pesquisas de mercado, apontava para um resultado por papel em US$ 0,11. Excluindo o plano de remuneração por ações aos funcionários e o efeito dos tributos mais elevados, o indicador ficaria em US$ 0,12, informa a empresa.

Por outro lado, a receita líquida subiu na mesma comparação. O crescimento foi de 32,3%, com o faturamento atingindo US$ 1,26 bilhão. Desse total, a maior parte, ou 86%, continuou vindo de anúncios, que responderam por US$ 1,09 bilhão — expansão de 36%. Só no segmento móvel, o avanço foi de 14%.

Analistas tem se mostrado preocupados com a capacidade da rede social de aumentar as receitas que vêm das propagandas em aplicativos para celulares. Enquanto a média mensal de usuários ativos por meio desses aparelhos subiu 61% em bases anuais entre julho e setembro, o faturamento não vem aumentando no mesmo ritmo.

No mesmo período, também houve expansão no volume de usuários totais, por dia e por mês. No primeiro caso, a alta foi de 28%, até 584 milhões de pessoas. Já no segundo, o crescimento chegou a 26%, atingindo 1,01 bilhão de usuários cadastrados. Entre os clientes móveis, o número foi de 604 milhões.

Enquanto uma estrutura de custos mais penosa — subindo em 36,4% para US$ 322 milhões — e um avanço de 85,2% nas despesas operacionais — até US$ 563 milhões — causou um recuo de 9% no lucro operacional, que chegou a US$ 377 milhões, o nível de provisões para impostos foi o principal motivo pelo prejuízo apresentado no terceiro trimestre.

Nos três meses, o Facebook reservou US$ 431 milhões para tributos sobre o resultado, um nível muito maior do que o desprendido 12 meses antes, que chegou a US$ 152 milhões. Segundo a companhia de Mark Zuckerberg, a expansão foi causada pelo plano de remuneração com ações e outros tributos relacionados à folha de pagamento.

Por fim, a rede social mostra que os investimentos entre julho e setembro atingiram US$ 171 milhões, com US$ 161 milhões adicionais em equipamentos que foram adquiridos ou alugados. O caixa gerado nas operações foi de US$ 250 milhões, menos da metade de um ano antes, levando o caixa e equivalentes a US$ 2,48 bilhões, ou 173% a mais, por conta das atividades financeiras.

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