..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

8.16.2011

Projeto de evacuação da Líbia pela Odebrecht é um dos cases sobre Gestão de Crise de Seminário Internacional



O Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos do PMI – Project Management Institute – Capítulo São Paulo reúne, em sua 11ª edição, diversos cases que têm atraído a atenção do público atuante em gerenciamento de projetos. Um dos destaques do evento é o Plano de Evacuação Líbia – Gestão de Crise, que será apresentado por Gustavo Guerra, Diretor Superintendente, da Odebrecht para West África & Libya.

A Odebrecht possui dois grandes contratos na Líbia: a construção dos novos terminais do Aeroporto Internacional de Trípoli e o Terceiro Anel Viário de Trípoli. Em Fevereiro de 2011, com a crescente tensão polítca na região Norte da África e o início de protestos violentos na Líbia, fez-se necessária a evacuação de todos os colaboradores expatriados em regime de urgência. Em meio a esse desafio, a equipe dirigente da Odebrecht na Líbia colocou em prática o Plano de Contingência para a evacuação de 3.500 pessoas.

Foi um projeto atípico, com alta dose de imprevisão e criticidade, que contou com um time de líderes em diversas áreas e envolveu muitas pessoas. “Algumas delas se destacaram pela aptidão em exercer liderança e tomar decisões rápidas e precisas sob extrema pressão”, comenta Guerra.

Segundo o profissional, o caso de evacuação da Líbia foi um processo que exigiu também um extremo discernimento e objetividade da liderança envolvida, “afinal, tratava-se da evacuação de mais de 3 mil pessoas num momento de crise política no país e clima geral de grande estresse”.

Houve, também, a oportunidade para a revalidação dos planos de contingência e mitigação de riscos, especialmente em países com histórico de instabilidade política. “Mesmo depois da finalização da fase crítica do projeto, há um trabalho contínuo para minimizar os impactos negativos nas vidas das pessoas, nos custos envolvidos com a paralisação e todos os danos contratuais”, conta Guerra.

Para suprir os enormes desafios que os cercavam, as equipes utilizaram estratégias eficazes: o apoio nos centros temporariamente criados em Malta, em Portugal, na Líbia e no Brasil e a contínua comunicação entre todas as partes, além do comprometimento total dos líderes envolvidos, que foram responsáveis por garantir a segurança de todos os evacuados e o sucesso da operação.

Devido à capacitação e experiência de toda a equipe, foi possível superar a crise com serenidade e sucesso Além disso, segundo o profissional, foi imprescindível o apoio ágil e flexível da estrutura da Organização Odebrecht.

“Esse é, não só um case de sucesso, mas uma história para contar por toda a vida”, conclui Guerra.

Para saber mais sobre a 11ª Edição do Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos do PMI, acesse o portal: www.pmisp.org.br/11seminario.

..:: Serviço ::..

11ª Edição do Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos do PMI – Project Management Institute – Capítulo São Paulo

Local: Centro de Convenções Frei Caneca

Rua Frei Caneca, 569 – Metrô Consolação – São Paulo - SP

Dias 15 a 17 de agosto de 2011

Inscrições pelo site do evento!

..:: Informações para a imprensa ::: Eliana Zani - Omnipress Comunicação Empresarial ::..
Fone: (11) 3976-0225 | 9781-2402

Participem de nossos diversos canais: Twitter , Linked In, Orkut, FaceBook, Via 6, Hôtelier Club, SlideShare, You Tube, Multiply e OverStream.



Nenhum comentário: