..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

5.24.2010

Guarujá prepara curso para formar monitores locais

Com o objetivo de formar jovens em condição de vulnerabilidade social para se tornarem monitores locais de Turismo, a Prefeitura de Guarujá promove um curso de qualificação por meio do Projeto de Turismo Sustentável. A iniciativa tem como base o programa "Turismo Sustentável e Infância", do Governo Federal, e é direcionada a pessoas entre 15 e 25 anos de idade, que morem em comunidades de baixa renda.

A ação será aplicada pela Secretaria Municipal do Turismo e parceiros a partir do segundo semestre deste ano. Serão oferecidos quatro cursos com duração de dois meses cada, oferecendo grade curricular de 228 horas. A primeira turma será composta por 20 alunos da região do Rabo do Dragão (Serra do Guararu). No próximo ano serão contemplados jovens da Cabeça do Dragão (Santa Cruz dos Navegantes) e Barriga do Dragão (Enseada) e em 2012 da Asa do Dragão (Vicente de Carvalho).

Os jovens desta primeira turma foram selecionados a partir de nomes fornecidos pela Sociedade Amigos da Prainha Branca. Os líderes comunitários conhecem os adolescentes e apontaram aqueles que são realmente carentes, precisam trabalhar e têm potencial para atuar com Turismo Ecológico nas trilhas da região.

O curso da primeira turma acontece de 2 de agosto a 17 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, com 90% de aulas práticas no Instituto Litoral Verde (Estrada Guarujá-Bertioga, quilômetro 14,5). As metas são regularizar visitação pública em áreas naturais e de patrimônio histórico, gerar emprego e renda e, após o curso, fazer o emplacamento e sinalização das trilhas. Após o curso, o aluno recebe o certificado de monitor local e será cadastrado num banco de dados da rede municipal.
Para a aplicação do curso, a Prefeitura fornecerá suporte das secretarias do Turismo e do Meio Ambiente terá como parceiro nesta iniciativa as Forças Armadas, Polícia Ambiental, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sociedade Amigos da Prainha Branca, Instituto Litoral Verde, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), agência Nau Brasilis e agência Nação Ecológica Ecoturismo.
Os alunos terão aulas de primeiros socorros, equipamentos e vestimenta, fauna, flora, Educação Ambiental, recreação na trilha, recepção, técnicas de trekking, planejamento e manutenção de trilhas e empreendedorismo/cooperativismo.

..:: Fonte: Guarujá Convention & Visitors Bureau

Nenhum comentário: