Translate this blog

Pesquisar este blog

12.01.2009

Quer diferenciar-se da concorrência? Foque no atendimento! - Administradores.com.br

Quer diferenciar-se da concorrência? Foque no atendimento! - Administradores.com.br: "Apostar no desenvolvimento da melhor técnica/nova fórmula para diferenciar-se no mercado, implica muitas vezes não apenas num alto investimento à longo prazo, mas como também evidencia-se que a novidade dura pouco, já que logo a concorrência se encarregará de igualar ou aprimorar o “novo”. E o que é mais perturbador: a possibilidade de inovar na qualidade técnica, com o tempo, fica cada vez mais difícil.

O atendimento, além de agregar valores ao que está em oferta, possui efeito imediato sobre os clientes e sabemos que são necessários poucos minutos para obter um feedback positivo ou negativo do cliente.

Certo dia, entrei numa loja de roupas que vou com certa frequência e descobri em poucos minutos o motivo que me transporta a essa continuidade: sabem quem eu sou, que eu gosto de cappuccino, que eu acabei de viajar e o tipo de roupa da minha preferência, e tinham inclusive reservado uma peça em consonância com minhas preferências, o que traduz, sem dúvida, um bom atendimento e, ainda por cima, personalizado. E olha que eles não tomaram conhecimento sobre estes assuntos com um questionário, mas sim no atendimento.

A percepção das necessidades do cliente está nas estratégias que a empresa traça e, sobretudo, em sua organização: o modelo de capacitação dos profissionais e quanto formal é o atendimento.

O desenvolvimento dos funcionários emerge como necessidade contemporânea em destacar a empresa diante de um público cada vez mais exigente e informado. Ter apenas o conhecimento de produtos/serviços não é nenhuma preciosidade para a empresa, uma vez que a internet possibilita um leigo curioso aprofundar-se naquilo que deseja saber e assim exigir que a empresa não só saiba como tratá-lo, mas que o compreenda além de suas necessidades.

E ainda, a praticidade em obter-se o que deseja é fundamental para o cliente e, por conseguinte essencial na empresa, devendo posicionar-se sem muita formalidade, evitando processos burocráticos.

Para uma série de perguntas, a resposta é simples e objetiva. Você já voltou a algum lugar onde o atendimento foi mediano ou optou por estar com quem realmente te trata bem? Transporte essa realidade para sua rotina profissional e descubra que a forma como o mercado enxerga sua companhia é diretamente proporcional ao que realmente faz por ele.

* A autora é Consultora de Marketing da ZipCode, uma das principais empresas especializadas em marketing direto."

Postar um comentário