..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

12.01.2009

O persuasivo Poder do Carisma « O líder acidental

"Nos textos anteriores vimos três formas distintas de exercício de Poder, através das quais um líder pode conseguir influenciar seus subordinados a realizar aquilo que ele deseja; seja através da sua Autoridade ou do controle sobre as Recompensas ou Punições. Essa tríade encerra as formas de persuasão baseadas numa força hierárquica, em que o cargo ocupado determina quem manda e quem obedece.

Mas nas relações interpessoais - seja em ambientes corporativos ou não - outras forças concorrem para que as pessoas façam valer seus desejos e aspirações, independente do cargo que ocupem. Alguns impõem-se por sua Competência, demonstrando tamanha habilidade ou conhecimento técnicos que, para aqueles ao seu redor, fica evidente o que deve ser feito.

Outros contam, de forma distinta, com uma especial característica que confere-lhes uma inescapável ascendência sobre seus comandados: o carisma.

O termo deriva do grego kharisma, que significa dom, ou favorecido por Deus/divindade. Trata-se de um traço de personalidade marcado por um charme e magnetismo pessoais, aliados a uma grande habilidade de comunicação pessoal e persuasão."

..:: Confira o artigo completo: O persuasivo Poder do Carisma « O líder acidental

Nenhum comentário: