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11.10.2009

Por: Rogério Martins

Apresentação pessoal no trabalho tem sido um tema recorrente nos últimos anos. As mudanças no ambiente corporativo vem trazendo dúvidas sobre como se vestir e comportar de forma adequada.

Hoje temos empresas com perfis totalmente díspares e isto torna a padronização do vestuário profissional um grande dilema. Porém, há algumas regras e dicas básicas para não cometer gafes.

..:: 5 DICAS PARA APRESENTAÇÃO PESSOAL ::..

1- INFORMAÇÃO - o principal é saber como é o ambiente e o que se espera em termos de vestimenta e aparência. Há lugares onde o piercing é totalmente proibido e em outros um diferencial para contratação.

2 - ESTILO - qual é o seu estilo? Formal, informal, casual, esportivo, etc. É necessário compatibilizar seu estilo com o da empresa em que trabalha ou pretende trabalhar. Para algumas pessoas manter seu estilo é o mais importante, mesmo que seja diferente do local onde atua. Certamente irá enfrentar dificuldades de adaptação. Por isso, analise o que é mais importante: manter seu estilo pessoal ou flexibilizar para manter o emprego.

3 - BIOTIPO - você deve conhecer pessoas que vestem roupas totalmente inadequadas com seu biotipo. Gordinhos com roupas justas e curtas; magrinhos com roupas largas e sobrando; idosos com roupas de jovens e assim por diante. Não é preciso fazer um esforço muito grande para saber o que cabe a cada tipo físico. Na dúvida pergunte a algumas pessoas de confiança e elas certamente irão dizer se você está bem ou não.

4 - EXAGEROS - excesso ou falta de pano, maquiagem e acessórios podem comprometer a imagem do profissional. O ambiente corporativo, em geral, requer maior discrição. O mais importante é sua competência técnica e não seu visual. Portanto, cuide da vestimenta da mesma maneira que você investe no seu desenvolvimento técnico.

5 - APRIMORE-SE - ler, estudar e buscar informações sobre apresentação pessoal pode ser um grande diferencial competitivo.
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