Translate this blog

Pesquisar este blog

7.13.2009

Reapresentação de nossa proposta

Olá pessoal!

Gostaria de iniciar esta semana com uma iniciativa diferente. Trata-se da reapresentação da proposta de nosso blog. Assim como já escrevi em outras situações, para mim mesmo os blogs' eram algo desconhecido e de pouco crédito. Aos poucos me apaixonei por este universo e passei a investir todas minhas fichas nesta rede. Graças a Deus!

A primeira postagem do blog [RH em Hospitalidade] aconteceu em 02 de outubro de 2007. Estamos nos aproximando de nosso segundo aniversário. Esta ocasião receberá uma boa comemoração... aguardem! Aliás, é por isso que visitei a primeira postagem e anotei a data de sua publicação.

Bem, os trechos do referido texto estão em azul e as minhas observações atuais estão em vermelho. Comentem também!! Será ótimo verificar se estamos no caminho certo... ou não!

Antes de tudo, sejam todos muito bem vindos!! Inauguramos hoje, em 02 de outubro de 2007, este espaço que objetiva promover a discussão e o aprimoramento da gestão de equipes em serviços de hospitalidade. Pretende-se servir como "blog" de encontro e local para desenvolvimento de nossa network.

Neste tópico verifico que a proposta não desalinhou-se. Inclusive, lançamos o Ambiente Virtual de Aprendizagem para desenvolver o curso "Gestão de Equipes em Turismo & Hotelaria". Confiram em nosso website o programa deste curso!

Temos uma sequência de textos já desenvolvidos [que serão misturados a notícias, eventos e oportunidades]. Trata-se de um programa, primeiro, por não ter um final previsto. Logicamente há um propósito e momentos de parada e reavaliação das metas e do nível de satisfação de nosso público-alvo. Em segundo lugar, é um processo de aprendizado e debate. Assim como aprenderão com os artigos publicados, aprenderei para escrever-los e com o retorno oferecido pelos leitores. Este é o processo de construção do conhecimento.

Vejo também que seguimos um bom Norte neste ponto, pois a troca de experiências têm sido intensa e de mão dupla. É com muita satisfação que venho aprendendo muito sobre o sistema operacional, a web, as redes sociais, os assuntos técnicos que abordamos e, principalmente, sobre relacionamento humano!

Nossa proposta de trabalho de equipe tem quatro pilares. Na verdade fazemos distinção entre trabalho de equipe e trabalho de grupo. Há aqueles que tratam as duas estratégias de ação indistintamente. Saiba desde pronto que “polemizar” é uma de nossas tarefas. Enfim, nossos quatro pontos de apoio são: realização de objetivos e metas, relacionamento de coesão entre as pessoas e com as tarefas, senso de responsabilidade (individuais e coletivas) e entrosamento de habilidades.

Aqui houve um desvio. Ao invés de seguirmos dentro destas balizas, acabamos extrapolando para a gestão de pessoas. Acredito que seja um percurso muito, muito mais longo, mas proporcionalmente mais rico para todos nós!

Para abraçar todos estes assuntos com eficiência e boa qualidade, é pretendida a realização de entrevistas com gestores, líderes e profissionais de recursos humanos dos setores de Turismo, Hotelaria e Gastronomia. Será bastante trabalhoso, mas enriquecedor a todos que compartilharem e contribuírem no processo de construção deste programa.

Neste intervalo de tempo nasceram sete colunas semanais, sendo uma destas o espaço "Cinco toques com...". Como sabem, é nosso espaço de entrevistas. Talvez sejam os momentos mais bacanas de nosso trabalho. É neste cantinho do blog onde encontram-se curiosos, estudantes, acadêmicos e executivos. Talvez seja este o resumo do espírito [RH em Hospitalidade].

Um forte abraço!
Sucesso sempre,
Aristides Faria
Postar um comentário