Translate this blog

Pesquisar este blog

7.01.2009

Experiências em EaD: A primeira vez a gente nunca esquece

Lucas Siqueira: O post de hoje é bastante significativo para mim, pois é o minha primeira contribuição na condição de Tutor de um curso a distância.

Na verdade, Tutor da disciplina de Ética e Turismo, do curso de licenciatura em Turismo do Consórcio CEDERJ. Portanto a partir desse post, pretendo escrever com o olhar de um tutor e não apenas de um aluno de um curso à distância, porém quando se trata de ensino e educação essas posições muitas vezes se confundem, afinal é possível ensinar aprendendo e aprender ensinando.

O conteúdo do post diz respeito alguns aspectos institucionais do Consórcio CEDERJ, que foram retirados de seu site. Dentre os mais importantes podemos destacar :

- O Consórcio CEDERJ reúne o Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Fundação CECIERJ e as seis universidades públicas sediadas no Estado:
1. Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ;
2. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro– UENF;
3. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO;
4. Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ;
5. Universidade Federal Fluminense – UFF;
6. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ.
..:: Os objetivos do CEDERJ são ::..

1. contribuir para a interiorização do ensino superior público, gratuito e de qualidade no Estado do Rio de Janeiro;

2. concorrer para facilitar o acesso ao ensino superior daqueles que não podem estudar no horário tradicional;

3. atuar na formação continuada, a distância, de profissionais do Estado, com atenção especial para o processo de atualização de professores da rede estadual de Ensino Médio;

4. aumentar a oferta de vagas em cursos de graduação e pós-graduação no Estado do Rio de Janeiro.

- A metodologia de educação a distância permite o acesso ao sistema daqueles que vêm sendo excluídos do processo educacional superior público por morarem longe das universidades ou por indisponibilidade de tempo nos horários tradicionais de aula.

- A modalidade de educação a distância contribui para a formação de profissionais sem deslocá-los de seus municípios. Outro aspecto relevante é a carência de professores do Ensino Médio, principalmente nas áreas de Ciências e, especialmente, no interior do Estado.

O aluno do Consórcio CEDERJ está matriculado em uma das universidades do Consórcio, dependendo do curso e do pólo regional a que esteja vinculado. Ele faz o vestibular e todo o curso de graduação sem sair de sua cidade, recebendo diploma equivalente ao dos alunos dos cursos presenciais.

É importante ressaltar que o CEDERJ,é referência no ensino a distância no estado do Rio de Janeiro, e apesar dos preconceitos existente, prossegue consolidando a EaD em nível superior em todo o estado. Tenho amigos estudantes do CEDERJ que fazem relatos sobre quanto o curso exige do aluno, o que faz desta experiência não mais um mero curso semi-presencial.

Estou bastante entusiasmado em poder participar desse projeto atuando como tutor, acredito que isso agregará um valor enorme a minha formação acadêmica e profissional, é um grande desafio, mas que eu não vejo a hora de encarar.

Um abraço e sucesso!

Aristides Faria: bem, pessoal, depois desta aula eu terei que me preparar melhora para comentar... Vou estudar os processos do CEDERJ e em breve compartilho minha contribuição!

Por enquanto só posso dizer que estou muito contente pelo Lucas, meu parceiro, colega virtual de trabalho e amigo - por quê não? - afinal estamos diariamente conversando sobre trabalho, sonhos, projetos e a vida pessoal também.

Se tem algo que o tempo não apaga é a sintonia e a energia positiva que as pessoas trocam mesmo enquanto distantes fisicamente. Há cerca de um ano nós nos conhecemos no Salão do Turismo (2008). O mundo girou e a carreira de ambos evoluiu. São 11:00 da manhã, estou me preparando para ir a São Paulo participar da presente edição do referido evento, mas hoje na posição de Diretor de Comunicação da ABBTUR São Paulo, nossa entidade de classe.

Com o tempo desenvolvi o seguinte pensamento...

..:: Humildade para saber que é o primeiro passo, mas autoestima para afirmar que a jornada será longa ::..

E como eu sempre digo...

..:: "Vâmo que vâmo"!! ::..

Meus parabéns, parceiro!

Um forte abraço!
Sucesso sempre,
Aristides Faria

Conheça a proposta de EaD do [RH em Hospitalidade].
Postar um comentário