..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

6.03.2009

Experiências em EaD: Agenda de eventos

Por: Aristides Faria

Apesar dos avanços tecnológicos no campo das relações humanas e do aumento da aderência das pessoas a estas interfaces comunicacionais, os eventos presenciais também configuram-se enquanto potentes meios para o amadurecimento e a consolidação de negócios e parcerias comerciais.

Aristides Faria: gostaria de compartilha a agenda de eventos disponibilizada por meio do website da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Apesar de serem informações abertas a não-membros, uso-a para comentar as indicações da associação.

Cled 2009: Conocimiento Libre y Educación
Tenho a impressão de ser um evento muito bacana, de proposta ao mesmo tempo ampla e profunda acerca da educação. Vale a pena conferir! Acontecerá logo ali, na Venezuela!

ASTD 2009 International Conference & Exposition
Um evento fortemente voltado ao mundo dos negócios, que realizar-se-á em Washington (EUA). Parte do evento será on-line, basta registrar-se no site do evento.

35ª edição ABRH- Rio
Congresso da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Estado do Rio de Janeiro. Vale a pena conferir e à medida do possível participar! A EaD entra na pauta em meio a temas como comunicação empresarial e qualificação profissional.

7º Fórum Universitário Pearson
Questão levantada na apresentação do evento: “A inovação está presente em todo lugar: nas telecomunicações, na medicina, na administração de empresas. Mas será que é possível dizer o mesmo em relação ao ensino superior”? Tente responder e participe! Acontecerá no Rio de Janeiro.

COLÓQUIO 2009 - EAD, CULTURA E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE
Apresentação: “O Colóquio vai divulgar a produção de pesquisas sobre EAD das três instituições (PUC SP, UFMG e USP) e o contexto dessa modalidade educacional no Brasil, através de experiências institucionais e corporativas”. Gostei bastante da proposta, pois vai além da simples publicidade disfarçada de ciência. Penso que será uma ótima oportunidade de aprendizado.

Web 2.0 e Second Life na Educação
Gosta de inovação? Então você tem de participar deste evento! Apresentação oficial: Palestra realizada via transmissão e chat. Descrição do processo de ensino e aprendizagem nos módulos Web 2.0, Second Life, Blogs, etc. Orientação de aulas utilizando recursos virtuais de maneira prática, simples e divertida. Bacana, não?

Todas informações de acesso aos eventos no website da ABED.

Lucas Siqueira: Como já abordamos aqui, a participação em congresso, feiras, colóquios, fóruns e encontros técnicos é fundamental ao crescimento profissional e acadêmico de todos nós.

Em meu caso, após retornar de um evento desses, esta afirmação ganha muito mais verdade. Na última semana participei, na cidade de Lavras (MG), do segundo e último encontro de minha turma do curso de Especialização em Ecoturismo, pela Universidade Federal de Lavras.
A expectativa era enorme já que durante esse encontro teríamos visitas técnicas e aulas práticas, diferente da primeira semana realizada em novembro em que as aulas foram essencialmente teóricas. As atividades realizadas durante a segunda semana foram a consolidação dos assuntos abordados durante um ano de curso, desde as primeiras apostilas, os exercícios no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e aulas presenciais do primeiro encontro.
É de extrema importância que todo o conteúdo estudado possa ser aplicado de forma efetiva ainda durante o curso, é isso, foi possível por meio da análise do potencial ecoturístico de um Parque Municipal localizado na cidade, onde cada equipe aplicou os conhecimentos, gerando um resultado final bastante satisfatório, segundo nossos professores.

Depois de 5 meses falando sobre a EaD no [RH em Hospitalidade] e contando um pouco da minha experiência nesse novo universo, posso afirmar que a EaD é algo extremamente relevante e que é capaz de agregar um valor muito grande na formação.

Gostei e espero que esse seja o primeiro de muitos cursos à distância que eu vou fazer.

Conheça a proposta de EaD do [RH em Hospitalidade].

Nenhum comentário: