Translate this blog

Pesquisar este blog

5.27.2009

Experiências em EaD: Pay per view

Por: Aristides Faria & Lucas Siqueira

Recentemente foi ao ar uma interessante notícia intitulada “UNINTER e SKY juntos na Educação a Distância” que chamou a atenção de nosso parceiro Lucas Siqueira, que sugeriu para a pauta de nossa coluna. Gostaria de compartilhar a matéria e reservar o final da mensagem para nossos comentários pessoais.

“O Grupo Educacional UNINTER, em parceria com a Sky Empresas, lança ideia de educação a distância inédita no Brasil. Trata-se de cursos de pós-graduação sem sair de casa, ou seja, um projeto exclusivo para assinantes da TV via satélite Sky, por meio do sistema Pay Per View, para todo o Brasil.

Desde o dia 13 de abril, as inscrições já estão sendo realizadas para os dois primeiros cursos de especialização lançados pelo Grupo UNINTER, na modalidade de educação a distância: Marketing Estratégico e Gestão e Direito Ambiental.

Através de um estúdio do Grupo, em Curitiba, as aulas são transmitidas uma vez por semana, ao vivo, com duração de duas horas. Além de atividades supervisionadas, os alunos poderão contar com ferramentas de apoio, como reprises das aulas através da Internet. A interação durante as aulas poderá ser feita ao vivo, tanto por telefone quanto pela Internet.
Já a avaliação será presencial, e aplicada no Pólo de Apoio Presencial UNINTER mais próximo do aluno, por meio de provas, atividades supervisionadas e produção de uma Monografia para a conclusão do curso, com defesa da mesma.
Para o diretor operacional do UNINTER, Moacyr Paranhos Filho, o Grupo foi escolhido pela Sky pela abrangência e excelência na qualidade em educação, especialmente em educação a distância. “Nossa proposta é possibilitar a educação por meio de ferramentas que permitam cada vez mais o acesso das pessoas”, enfatiza. Segundo ele, a expectativa para curto prazo é atingir 1% da base de assinantes da Sky.

As aulas iniciarão em junho e as inscrições podem ser feitas através do site do Grupo UNINTER ou pelo 0800 704 1234. As mensalidades custam R$ 320,00”.

Aristides Faria: para mim esta iniciativa é bastante previsível por um certo prisma, mas bastante inusitada por já ser realidade. Costumo dizer que é uma parte do futuro que já é realidade. É como um longo tapete vermelho a nossa frente pelo qual já estamos caminhando.

Além de uma parceria interessante do ponto de vista do custo da educação – elimina os periféricos necessários pelo uso do computador –, é uma ação fortíssima no campo comercial, pois para ter acesso ao ambiente do curso, o cliente/aluno tem de ser assinante do serviço de TV. Bela sacada!

Lucas Siqueira: Também concordo que a idéia é excelente, afinal, tendo aulas semanais ainda que via satélite isso pode motivar bastante o aluno. Porém, é necessário considerar que a exigência de que o aluno seja assinante do serviço de TV, é algo que impede que outras pessoas tenham acesso ao curso. A EaD, deve ser inclusiva e não exclusiva. Afinal analisando o preço do curso e a assinatura, o valor se torna realmente muito elevado.

Conheça a proposta de EaD do [RH em Hospitalidade]!
Postar um comentário