..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

1.20.2009

Síndrome da segunda-feira

Por: Christian Barbosa

Você é uma daquelas pessoas que não gostam da segunda-feira porque sabe que vai começar tudo de novo? Muita gente gostaria que esse dia nem existisse no calendário e chega ao trabalho cansado logo no primeiro dia útil da semana. Essa é uma realidade comum em várias empresas e tal situação pode levar a uma perda de produtividade para a semana inteira.

Uma atividade muito importante para dar sentido ao seu trabalho e ajudá-lo na organização e cumprimento das tarefas no prazo adequado é o planejamento. Mas isso não significa abrir a agenda e organizar em forma de tópicos tudo o que precisa ser realizado naquela data. O dia é para ser priorizado, não planejado! Por esse motivo, a sua programação deve ser feita com antecedência.

Uma semana mal planejada pode trazer conseqüências negativas para a sua produtividade no trabalho. Caso você se encontre nessa situação, está na hora de rever alguns conceitos na sua carreira e na forma com que faz a gestão do tempo. Veja alguns sintomas da "Síndrome da Segunda-Feira":

- Excesso de prioridades - Segunda é o dia que concentra o maior volume de atividades, por isso, muita gente se desespera e acaba perdendo o controle das prioridades no resto da semana. A dica é manter esse dia sob controle evitando agendar reuniões, reduzindo o número de atividades, distribuindo as tarefas ao longo da semana e planejando menos horas neste primeiro dia;

- Perdido em meio às tarefas - Quando você chega no trabalho e senta-se na cadeira, às vezes surge a pergunta: "Meu Deus, por onde eu começo?". Se sim, isso é reflexo de um planejamento mal feito, ou pior, da não realização de um. É preciso colocar no papel quais são as questões mais urgentes a serem resolvidas e dividi-las por critérios. Pode ser data de entrega, importância ou dificuldade na execução, mas eles precisam ser colocados em ordem para que você não se perca não e gere atrasos para o resto da semana;

- Você não está na agenda - Você olha para sua lista de prioridades pessoais e profissionais e acha que nada do que está sendo feito é para você. Parece que sabe cuidar de tudo e de todos, mas esquece da pessoa mais importante da sua vida. Experimente planejar algo que seja importante exclusivamente para você como uma atividade física, um almoço em um lugar diferente, cuidar da sua aparência, sair com os amigos etc. Isso dará mais energia para continuar a semana mais disposto;

- Falta sentido - Se para você, ir trabalhar não tem um "porquê", é possível que tenha perdido o entusiasmo no que está fazendo. Nem sempre a empresa tem como mantê-lo motivado diariamente, nesse caso, cabe a você mesmo achar algo que dê prazer nas atividades que realiza. Pode ser uma nova forma de fazer as tarefas, ajudar as pessoas, resolver um problema ou propor melhorias para a organização em que trabalha. Sem motivação, seu tempo fica sem sentido e tudo torna-se chato.

Não deixe a "Síndrome da Segunda-Feira" atacar a sua vida! Habitue-se a colocar mais sentido no seu dia-a-dia e cumprir suas metas.

O autor é especialista em gerenciamento de tempo e produtividade pessoal e empresarial e autor do livro A Tríade do Tempo - A Evolução da Produtividade Pessoal, pela Editora Campus, e Você, Dona do Seu Tempo, pela Editora Gente.

Nenhum comentário: