Translate this blog

Pesquisar este blog

1.07.2009

Pronto para ser promovido? Saiba que promoção antes da hora pode prejudicar carreira

Por: Karin Sato - InfoMoney

"Toda promoção é marcante, porque sempre envolve muita expectativa, ansiedade e preparo. No entanto, por implicar mais responsabilidade e cobrança, se não acontecer no momento adequado, pode causar danos à carreira do profissional, bem como à empresa que agiu de forma equivocada".

A opinião é do sócio da Search Consultoria em Recursos Humanos, Marcelo Braga. Para ele, uma promoção antes da hora pode fazer com que a empresa tenha de reverter sua decisão, por mais que ela também tenha grande parcela de culpa no erro.

Mas quem sai mais prejudicado da história é o funcionário, que coloca em risco o seu emprego, além de deixar marcado no seu histórico profissional um "insucesso", garante Braga. "No currículo, ficará nítido que ele não foi bem-sucedido na promoção, caso fique pouco tempo neste cargo", diz.

Primeira promoção

O especialista explica que as promoções podem ser classificadas de acordo com o momento vivenciado na carreira. Na primeira, o profissional assume o cargo de gerente ou de líder de equipe.

Ele deixa de ser um profissional meramente técnico e executor e passa a ter de lidar com a complexidade de gerir pessoas e processos objetivando resultados. "A habilidade técnica na função que costumava exercer foi o motivo pelo qual o profissional ganhou destaque e recebeu a promoção, mas ela deixa de ser tão importante quando seu trabalho passa a ser estratégico", diz Braga.

É possível que o promovido vivencie conflitos com seus colegas de trabalho, que, até então, o viam como um par. Não é fácil virar chefe dos amigos. "Provavelmente, alguns deles também tinham a expectativa de assumir a posição de líder. Por isso, passam a medi-lo e prová-lo em todas as circunstâncias. As competências necessárias para esta fase são muito distintas das competências exigidas até então e, na maior parte dos casos, o profissional não teve a oportunidade de testá-las".

Não se pode esquecer que, independentemente das barreiras que venham a surgir após a promoção, o recém-promovido será cobrado e, se não der resultados, poderá ter a carreira comprometida.

Segunda promoção

A segunda promoção ocorre quando o profissional assume uma posição de executivo da empresa. "Em linhas gerais, podemos dizer que a grande diferença entre o gerente e o executivo é que o primeiro é responsável por fazer com que a estratégia de curto prazo seja executada conforme o planejado, ao passo que o segundo é encarregado de liderar este gerente, bem como de preparar a empresa para o futuro. Neste caso, mais uma vez, são esperadas competências que até então não eram exigidas do profissional".

Estou preparado?

Mas como, afinal, saber se está preparado para ser promovido? O especialista recomenda preparo: "Procure ter um excelente background acadêmico, aperfeiçoar o conhecimento de línguas estrangeiras, realizar cursos técnicos de liderança, estratégia, team building, entre outros".

Para ele, o desenvolvimento de competências pessoais, de relacionamento interpessoal, também é fundamental, assim como saber gerenciar orçamentos.

Outra dica para descobrir se está pronto para a promoção: "procure sempre se ver na posição do seu superior imediato. Tente enxergar a empresa com o olhar dele, entender as dificuldades que podem surgir e, enquanto ainda não for promovido, crie situações similares no dia-a-dia para quando o grande dia chegar não surgirem tantas surpresas".

"Outra forma é procurando assistir o chefe imediato em projetos especiais. Todo executivo tem projetos na gaveta que gostaria de avaliar melhor, mas faltou tempo para se dedicar. Além disso, substituir o gestor em férias e licenças é um bom exercício".

Carreira é um funil

A carreira é sempre um funil. Para toda posição, terá muito mais candidatos do que vagas. Desta maneira, o preparo necessário para que se mereça uma promoção não pode começar apenas quando o profissional estiver na iminência de dar um passo maior.

"Este preparo deve acompanhar o profissional durante toda a sua carreira. Na vida profissional, não cabe o estudar de véspera, como muitas vezes acontece na vida acadêmica. O profissional constrói sua imagem, seus conhecimentos e também reforça competências pessoais a cada dia, a cada projeto", garante Braga.

Infelizmente, no entanto, nada garante o sucesso após a promoção. "Sempre existirá um ar de incerteza, mas caberá ao profissional promovido saber ler o ambiente com rapidez e conseguir se posicionar adequadamente o quanto antes".
Postar um comentário