..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

1.21.2009

Experiências em EaD: Apresentação

Por: Aristides Faria & Lucas Siqueira

Estamos lançando um novo projeto em 2009. Trata-se do espaço “Experiências em EaD”, que serão textos semanais publicados às quartas-feiras aqui no blog [RH em Hospitalidade]. Os artigos serão escritos de forma colaborativa entre mim, Aristides Faria, e Lucas Siqueira. Ambos bacharéis em Turismo, que atuam em projetos voltados a este método desterritorializado de ensino e aprendizagem.

Neste espaço iremos compartilhar nossas experiências em Educação à Distância (EaD). Tanto enquanto tutores, quanto como alunos. Serão textos dialógicos entre nós dois, que certamente contribuirão para desmistificar os prós e contras da EaD. Vamos passear por este universo em artigos descontraídos, mas profundamente comprometidos com a reflexão crítica sobre as redes sociais de aprendizagem, seja no meio acadêmico ou corporativo.

Saúdo, então, nossos amigos e leitores. Gostaríamos de colocarmo-nos à disposição para dúvidas e demais contatos. São todos muito bem vindos a nossa grande comunidade! Compartilhe sua visão e também suas experiências.

A educação à distância vem ganhando espaço como método de ensino, especialmente em voltado à educação continuada de adultos. Durante muito tempo a EaD não foi tão bem vista, por educadores mais conservadores, como é hoje devido a seu caráter não-presencial ou semi-presencial.

Com a popularização do acesso à novas tecnologias comunicacionais, a descentralização da produção da informação e, principalmente, a internet, a partir do início da década de 1990, foi possível criar mecanismos que tornassem a EaD, muito mais viável, acessível e reconhecida nos círculos de formação acadêmico-profissional.

Lucas Siqueira: Acostumado a sempre estudar por meio do método tradicional, confesso que também possuía certo preconceito em relação a EaD, até porque minha graduação foi toda realizada presencialmente. Nesse sentido, realmente duvidava se essa novidade era capaz de garantir uma formação sólida, consistente. No início do ano passado (2008), já com o título de bacharel em Turismo, estabeleci o firme propósito de que era necessário ingressar em uma pós-graduação lato-sensu. Porém, não me encontrava em condições financeiras e de disponibilidade, em função meu emprego na época. Assim, após esgotarem-se as possibilidades, encontrei uma especialização lato-sensu em Ecoturismo, pela Universidade Federal de Lavras em Minas Gerais. O meu crescente interesse pelo tema e a tradição da instituição pesaram bastante na decisão.

Então, veio a novidade: apreender à distância. O que requer muita disciplina e dedicação, pois, do contrário, o curso será apenas mais um item no currículo. Acredito ter me dedicado suficientemente para apreender os conteúdos abordados durante 18 semanas de estudos. As apostilas possuem um conteúdo excelente e o nosso tutor, sempre solícito, incentivou os alunos da turma a sempre participar dos fóruns de debate expondo suas idéias e opiniões, o que enriqueceu ainda mais o aprendizado.

Portanto, posso afirmar que a EaD é uma ferramenta incrível no sentido de democratização e acesso ao ensino, seja em nível técnico, graduação e pós-graduação. A EaD já é uma realidade e quem souber aproveitá-la será capaz de adquirir conhecimento e se aperfeiçoar profissionalmente.

Confira aqui grandes oportunidades em EaD!

Nenhum comentário: