..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

4.07.2008

MTur: prioridade é a certificação. E a regulamentação, nada?!

Certificação profissional é prioridade para Ministério do Turismo

Brasília (30/03) – O Brasil conta com 40 mil profissionais certificados nos diferentes ramos do turismo. A maioria deles é de garçons e cozinheiros. Ampliar o número de profissionais melhor capacitados para o setor foi o principal tema debatido na primeira reunião da Câmara Técnica de Qualificação, realizada quinta-feira (27), no hotel San Marco, em Brasília. “Queremos que o profissional veja a certificação como um diferencial a mais em seu trabalho”, afirmou o diretor do Departamento de Qualificação, Certificação e Produção Associada ao Turismo do MTur e coordenador-técnico da Câmara, Diogo Demarco.

Segundo o diretor, a certificação é a forma de estimular melhorias no setor. “Por meio da certificação o trabalhador será beneficiado, já que estará mais habilitado e, consequentemente, os estabelecimentos terão mais qualidade de atendimento”, acrescentou.

A certificação avalia as habilidades, conhecimentos, qualidade dos equipamentos e os serviços turísticos. Desde 2003, o Ministério do Turismo aposta em programas de capacitação e certificação para pessoas, produtos e empreendimentos nos segmentos do turismo, mais especificamente em turismo sustentável, turismo de aventura e competências profissionais. No início de março, a parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), permitiu liberar a todo o trade as normas técnicas de normalização das diferentes modalidades de turismo.

Leia o texto completo no website do MTur!

Sou certificado neste projeto ao cargo de "Gerente de Meio de Hospedagem". Sinceramente, ainda não percebi nenhum benefício disso! Para começar, penso que um projeto de certificação profissional em hospitalidade que não possui vínculos com a Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo, perde um pouco de sua validade.

Acredito que, ainda mais por ser gratúito, todos profissionais de nosso segmento deveriam deveriam apoiar a iniciativa. Até por que reclamamos muito de que "não há Turismólogos" no comando... mas se não tivermos nem dentro destes projetos (sendo certificados, criticando construtivamente, divulgando, participando ativamente), ficará ainda mais complicado tomarmos as rédias.

Sugiro conferirem as normas que parametrizam tal certificação. São a base para a moralização profissional dos diversos segmentos da Hospitalidade!

Sucesso e uma ótima semana a todos!!
Um caloroso abraço!
Aristides Faria

Nenhum comentário: