..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

3.14.2008

R&S: selecionadores confusos

Venho me questionando sobre as disparidades existentes no mercado de trabalho. Um dos prontos críticos, em minha visão, é a formação desconexa! Ou seja: o mercado precisa de um profissional, os cursos formam um outro profissional e os profissionais/consumidores gostariam de outro produto educacacional (mais efetivo, talvez).

É claro que existem outros pontos gritantes... como o aluno desinteressado, o selecinador sem parâmetros e sem planejamento em seus processos, a empresa que paga mal. Enfim, há um número grande de fatores que interferem no mercado de trabalho... e estes fatores mudam de região a região, mercado a mercado.

Resumindo, é um tema complexo por natureza, que ainda está sofrendo interferência do Estado agora! Mas isso é assunto pra outro cafézinho!

Compartilho aqui um exemplo recebido via e-mail. Trata-se de uma vaga que poderia ser facilmente ocupada por Deus! Só se for! Eu não consigo enchergar um profissional que ajuste a este perfil! rsrsrsrsrs Quem sabe com uma força do Capitão Nascimento algum de nós nos entraríamos nesta "caixinha"! rsrsrsrs Veja minhas contribuições em negrito.
___
Posição: Supervisor de Recursos Humanos

Descrição do perfil:

* Experiência de no mínimo 8 anos na função (com 8 anos o cara pode ser gerente!);
* Conhecimento da legislação trabalhista (conhecimento ou habilidade? conhecimento teórico serve?);
* Experiência com todos sistemas de RH, como: (todos????)
- Departamento pessoal (sistema Rubi)
- Benefícios;
- Recrutamento & Seleção;
- Treinamento & Desenvolvimento;
- Cargos & Salários (sistema Hay)
- Administração de frotas;
- Administração do ambulatório médico;
- Administração do restaurante.
* Experiência em negociação com sindicatos e acordo coletivos; (a)
* Experiência com normas da qualidade (ISO 9001); (b)
* Experiência com órgãos públicos (INSS/SRF); (c)
* Formação superior completa, desejável inglês (venha cá, uma pessoa que atua como auxiliar ou assistente de RH por oito anos - se entrou no mercado com 20 anos - deverá estar com 28... ganhando R$800, 1.000... como ela pagou uma faculdade e o curso de inglês? Tá a família. OK! Mas Estudando e trabalhando (8 anos em RH) ao mesmo tempo... onde estariam as horas disponíveis para ter experiência em ISO, órgãos públicos e negociação sindical - um jovem de 21, 22 seria seu preposto? Tem mais, um jovem com curso superior e conhecimentos de língua inglesa trabalharia por 8 anos como auxiliar/assistente?).

a, b, c: mesmo que em um setor de RH, normalmente são áreas opostas, equipes totalmente separadas (ok, isso nem é tão positivo - mas é o que acontece!)

Obs. Disponibilidade imediata para residir em Guaratinguetá ou
cidades vizinhas. (Vamos dizer que algum jovem, hiper focado reuniu as competências requeridas até aqui... certamente ele mora em alguma capital! Ele vai sair de lá? Você sairia?!)

Faixa salarial: em aberto + benefícios de praxe. Um recrutador, minimamente informado, repassaria maiores informações sobre a vaga. Pensaria melhor nos requisitos estabelecidos (quem sabe os dividiria em "básicos" e "complementares"). E especificaria a faixa salarial e os benefícios!
____
Será que é por isso que eles reclamam que recebem muuuuuuuuitos currículos por dia?!?!?!?!

Nenhum comentário: