..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

11.13.2007

Consolidando resultados

A postagem anterior refere-se ao desempenho do mercado internacional de turismo. Como profissionais de Rh em Hospitalidade, temos o dever de compreender as variáveis do mercado, suas movimentações e tendências. Assim, gostaria de fazer algumas reflexões sobre dados mais detalhados publicados ontem pela Organização Mundial do Turismo (OMT).

01. Os oito primeiros meses de 2007 apresentaram incremento de 5,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Sendo julho teve desempenho 9% melhor e agosto, 5%;

02. A região que apresentou melhor desempenho nas movimentações foram Ásia e Pacífico, respectivamente como emissor e receptor. Este fato, é claro, motivado pela contínua expansão do mercado Chinês. Além do grande número de clientes em potencial (literalmente falando), o poder aquisitivo e a massa consumidora vem aumentando. O Turismo tende a se popularizar na região. Infelizmente, por conta da distância geográfica entre Brasil e China, acabamos não ganhando muito com o crescimento daquele mercado, afinal... eles podem visitar as ilhas do Pacífico... competição desleal!! rsrsrsrsrs Inclusive, a China nem consta entre os países que receberão investimento em divulgação internacional do turismo brasileiro, pela EMBRATUR.



03. Os dados da OMT apontaram Brasil, Argentina e Coréia do Sul como emissores mais ativos neste período. Foram países (grandes fornecedores de commodities no mercado internacional) que apresentaram crescimento econômico no período e, virtualmente, aumentaram seu poder aquisitivo com a desvalorização da moeda norte-americana.

Finalizando, lembro que o turismo interno brasileiro apresentou crescimento de 7% nos últimos 12 meses!! 1,3% a mais que a média do turismo internacional!!

Boa dia a todos!!
Sucesso!!
Aristides Faria
* Foto: monumentos da cultura polinésia. Hawaii (EUA).

Nenhum comentário: